Nas aulas de artes os alunos do 1º ao 5º ano decoraram cascas de ovos, utilizando materiais diversificados; tendo como objetivo o resgate cultural das gerações passadas. Tiveram muita criatividade. Ficaram lindos!
Profª Lucia Leidens Mayer
Rua Dr. Antonio Teixeira Pinto, 197 Tangará-SC
Nas aulas de artes os alunos do 1º ao 5º ano decoraram cascas de ovos, utilizando materiais diversificados; tendo como objetivo o resgate cultural das gerações passadas. Tiveram muita criatividade. Ficaram lindos!
Profª Lucia Leidens Mayer
Para aprofundar o estudo sobre a história do município, os alunos da 4ª série 01, 4ª série 02 e 4ª série 04, fizeram uma visita a prefeitura para conhecer o livro que conta a história de tangará, tendo a oportunidade de ler e saber um pouco mais sobre a história do município.
Professoras: Salete Rampon, Sandra Boesing e Simone Frizzo
Falar em história significa também falar em tempo. Os historiadores para estudar as mudanças e permanências no modo de vida dos povos, utilizaram diferentes formas de contagem do tempo. Entre eles destacam-se os relógios. Diante disso os alunos da 5ª série 01 e 03, orientados pela professora Elisabeth Parizzi da Silva, realizaram pesquisas sobre os relógios e descobriram que os mais antigos datam de mais de quatro mil anos e foram criados pelos egípcios, os quais se basearam na observação do movimento aparente do sol para marcar a passagem do tempo. Por isso é conhecido como “relógio do sol”. Um outro tipo de relógio antigo é a “ampulheta”. É constituída de dois recipientes interligados por um orifício onde escorre grãos de areia. Outro instrumento era a “clepsidra”, ou relógio de água, de funcionamento semelhante ao da ampulheta. Em nossa sociedade a contagem do tempo tem muita importância. O relógio regula o trabalho, o estudo e até o lazer.
Os alunos da 6ª série 03, 6ª série 04 e 8ª série 01, acompanhados pelas professoras Raquel Spolti, Genecy Mattana, Isabela Bruxel e a diretora Ana Debastiani, visitaram o Museu do Vinho no dia 5 de abril de 2011 e conheceram a história da região ali exposta e também os artefatos egípcios em exposição no local. Foi uma viagem de estudo muito prazerosa pois vários alunos são filhos de produtores de uva e se encantaram com os objetos relacionados a fabricação do vinho, nos tempos antigos. A cultura egípcia mostrada na exposição em destaque era esperada por todos, pois já tinham estudado sobre o assunto e tinham ainda muita curiosidade a respeito do mesmo. Parabéns a Videira por manter um local histórico preservado e com o atendimento ao público bem organizado e receptivo.
Após realizar estudos na disciplina de História sobre a Idade Média, os alunos da 6ª série 03 e 6ª série 04 confeccionaram maquetes representando os castelos medievais. Foram muito criativos!
Profª Raquel – Março de 2011
No dia 29 de março de 2011 aconteceu a posse dos eleitos no ginásio de esportes Valdir Ruschel na E.E.B. Profº João Jorge de Campos, sendo dois representantes por escola do município. São alunos de 7ª e 8ª série e Ensino Médio. Os vereadores jovens que tomaram posse no projeto Câmara Jovem Lidovino Luiz Cazarin foram: Simone Fávero Taieti, César Augusto de Lima, Jaqueline dos Anjos da E.E.B. Mater Salvatoris, Gabriel Comachio e Jéssica Boita da E.E.B. Profº João Jorge de Campos, Willian de Lima Dávila e Matheus de Lima Crist do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto e Emily Cordeiro e Jean Kapoani da Escola Municipal Maria Ozório Zummer do Passo da Felicidade.
O tema água atualmente é assunto de preocupação mundial pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, daí a importância do “DIA MUNDIAL DA ÁGUA,” comemorado em 22 de março, pois é um dia que leva a reflexão sobre a importância da água e formas de utilizá-la de modo mais racional. Os alunos da 5ª série 01 e 5ª série 03, orientados pela professora Elisabeth Parizzi da Silva, não poderiam deixar de participar desse dia. Desenvolveram atividades e elaboraram cartazes com dicas de economia da água, pois é através de atitudes simples que podemos fazer a diferença.
O projeto Câmara Jovem é uma parceria entre escola e o Legislativo Municipal visando despertar o interesse pela política formando assim novas lideranças, também criando um canal de comunicação entre a comunidade e a câmara de vereadores, aproveitando a criatividade e as iniciativas dos jovens em favor da comunidade।No dia 25 de março realizou-se a eleição para a câmara jovem de Tangará. Na E.E.B. Profº João Jorge de Campos os candidatos obtiveram a seguinte votação:
Gabriel Comachio – 145 votos
Jéssica Boita – 39 votos
Jaqueline Alberti – 32 votos
Maiara Perazolli – 19 votos
Bianca – 9 votos
Este projeto foi desenvolvido em sala de aula e teve a finalização com a apresentação de fantasias de carnaval no ginásio de esportes da escola, no dia 4 de março nos períodos matutino e vespertino. Os alunos na maioria usaram adereços de carnaval e após a apresentação das fantasias tiveram um momento de descontração fazendo blocos e pulando carnaval.
No dia 7 de fevereiro de 2011 os alunos e professores iniciaram as atividades na escola। Neste primeiro dia foram realizadas dinâmicas de integração no ginásio de esportes.
Ana Maristela F. G. Debastiane - Diretora Geral
Rosângela G. Ceron - Assessora de Direção
Joice M. Zanotti - Assistente de Educação
Benvinda Massignani - Supervisora
Cristina W. Maciel - Orientadora
Marilla Z. S. Picoli - Assistente técnica-Pedagógica
Iliane Rambo - Assistente técnica-Pedagógica
Marco A. F. dos Santos - Coordenador da Sala de Tecnologia (desenvolvedor do Blog)
Professores
Zerilde M. Ceron
Maria L. Ortigara
Marly Lutmeyer
Niusa kilpp
Salete Rampon
Sandra R. Boesing
Simone Frizzo
Elizabeth P. da Silva
Enigir Ceron
Lucia L. Mayer
Junior Carminatti
Sandra R. D. Strapazzon
Lourdes T. Magnagnagno
Liliane Maria Fornazari
Genecy G Matana
Marlene G. Cherubini
Salue S. Carlesso
Iraci S. Vencatto
Raquel S. Zanella
Carmem T. Bressan
Lucena Vieccelli
Nadir B. da Silva
Isabela Bruxel
Regilene Carlesso
Marcia R. S. Zortea
Rosana C. Alberti