Dicas

Para melhor navegação na página utilize o navegador Mozilla Firefox
*Para realizar o download do navegador click (Aqui)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA DA ARTE

Muito antes do surgimento da máquina fotográfica eram os pintores, escultores e arquitetos que perpetuavam com sua arte os reis e rainhas, os nobres, as pessoas comuns, as paisagens, as cidades. Através de suas obras visavam registrar até mesmo a atmosfera peculiar de um determinado lugar e determinadas pessoas. Alguns artistas foram tão marcantes que criaram verdadeiras escolas a partir de seu estilo.

Através do estudo da história das artes, percebe-se sua importância e como sofreram modificações com o passar do tempo. O que aconteceu no passado influencia o que acontece no presente, e vai influenciar no futuro, tanto os aspectos políticos quanto religiosos e sociais, através dos quais o homem tende a compreender o seu lugar no universo e na busca do significado da vida.

Os grandes artistas souberam compor suas obras com tal harmonia, que os sentimentos expressos pelos trabalhos nos comovem, mesmo que antigos, e é através delas que podemos entender melhor a vida da humanidade, seus costumes, crenças, suas glórias e decadências, desde as primeiras civilizações. Sendo assim, o homem é o único criador, capaz de transmitir seus sentimentos em relação ao mundo, construindo símbolos, que podem ser compartilhados.

O estudo das artes é de fato, de grande importância, pois através dela nos localizamos no tempo e na formação cultural de determinadas civilizações. As grandes nações escrevem sua autobiografia através da arte, dos fatos que aconteceram no dia a dia em nossa vida, que fazem parte do cotidiano do homem.

É o homem quem constrói sua arte, retratando a sua realidade, nos fazendo ver que onde vivemos hoje, onde moramos, pode ser amanhã, um monumento tombado pelo patrimônio histórico.

Sendo assim, as obras que pintamos, os objetos que confeccionamos e utilizamos em nossas casas, talvez não cheguem a se perpetuar através dos tempos, nem venham no futuro a ser motivo de estudo. Mas no momento em que empunhamos os papéis, a argila, os pincéis e a paleta colorida de tinta, e nos entregamos sem reservas, e nos deixamos levar pela inspiração e pelo puro prazer da criação, nesse exato momento, nos transformamos em verdadeiros e únicos artistas e criadores.

Profª de Artes Lucia Leidens Mayer

GALERIA DE ARTE 1º BIMESTRE

• Expressionismo

• Arte Gótica(vitral)

• Pontilhismo

• Pop-Art

• Abstracionismo Informal




quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sala BRINQUEDOTECA

Com o objetivo de reforçar a aprendizagem, memorizar as quatro operações, a Profª Salete Cendron Rampon, utilizou jogos de dominó com cálculos, onde os alunos da 4ª 01 e 4ª 03 exercitaram o raciocínio para obter os resultados das operações.


Sala LEGO

Com o objetivo de trabalhar o tema profissões, desenvolver a capacidade de criação e coordenação, mostrar que com o passar do tempo algumas profissões mudaram, e outras evoluíram. Foi assim que a Profª Salete Cendron Rampon, orientou os alunos da 4ª 01 e 4ª 02 a utilizarem os módulos do Projeto LEGO ZOOM. Ente as atividades realizadas os alunos criaram uma história sem palavras que á utilizaram para passar na montagem do cinema. Segunda atividade realizada na sala LEGO, foi a montagem da máquina do oleiro. Terceira atividade foi a Montagem de uma garra(esse mecanismo pode ser utilizado para facilitar no trabalho de muitos profissionais.